quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Grupo de Coco Semente Crioula é o convidado especial do 30o Sarau na Galeria dedicado às mulhers


Grupo de Coco Semente Crioula é o convidado especial do 30o Sarau na Galeria - Edição de Março - dedicado às mulheres.

O grupo de Coco Semente Crioula deseja semear a cultura popular por meio de pesquisas e vivências da música, da cantoria, da dança e da poesia do coco. 

Formado exclusivamente por mulheres, o grupo tem por objetivo aprofundar-se na cultura do coco e suas variações, assim como trazer visibilidade à questão de gênero e ao protagonismo das mulheres na cultura popular. 



A partir de referências como Dona Selma, Dona Aurinha, Dona Cila, Dona Glorinha, Dona Ana Lúcia e tantas outras Mestras coquistas, o Grupo de Coco Semente Crioula reverencia as origens, mas também faz nascer um repertório próprio carregado das vozes dessas mulheres que as antecederam, ao mesmo tempo que é também carregado de suas próprias vozes, corpos e sonoridades.


Serviço
30o Sarau na Galeria - Edição de Março de 2016
Sábado, dia 12 de Março, a partir das 19:00

Escola Estadual Professor Geraldo Justiniano de Rezende Silva - R. Basílio Valente de Águiar, 19 - Vila Sao Jorge, Suzano – próximo ao Banco Santander.

Gratuito

30o Sarau na Galeria, dedicado as mulheres, traz a escritora Marah Mends


Dedicado às mulheres o 30o Sarau na Galeria, edição de Março, traz escritora, poeta e ativista social Marah Mends.

Marah Mends nasceu na Lapa, em Sampa no dia 14 de março. Morou muitos anos na cidade de Arujá. Formou-se em Comunicação social com ênfase em Publicidade e Propaganda.  

Tem participações em diversas antologias. Autora do romance Amarguras de uma paixão, parte 1 e 2. Todos os domingos apresenta o quadro Poesia é da hora, na web rádio Cantareira FM, um quadro com poesias, curiosidades e agendas culturais. 

Marah Mends é também fundadora do projeto Poesia é da hora que realiza saraus para pessoas em situação de rua. O projeto foi criado em 2012, em 2013 contemplado pelo edital do Proac Saraus, em 2014 ofereceu oficinas de poesia e encadernação artesanal para o povo de rua nas Tendas de Convivência de São Paulo e em 2015 o projeto foi contemplado pelo VII Prêmio de Luta Antimanicomial e Direitos Humanos.

Seu último trabalho Amarguras de uma paixão - parte 2, é um legítimo representante de uma nova literatura brasileira. Um romance que fala direto aos jovens de hoje, que retrata o seu cotidiano e suas questões mais urgentes, do amor à liberação das drogas. Um romance repleto de aventura e reviravoltas que vai agradar em cheio ao jovem leitor brasileiro.

Serviço
30o Sarau na Galeria - Edição de Março de 2016
Sábado, dia 12 de Março, a partir das 19:00

Escola Estadual Professor Geraldo Justiniano de Rezende Silva - R. Basílio Valente de Águiar, 19 - Vila Sao Jorge, Suzano – próximo ao Banco Santander.

Gratuito 

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

29º Sarau na Galeria – Fevereiro - Programação Completa

A edição do 29º Sarau na Galeria – Fevereiro - traz o interprete e compositor Victor Cali, o escritor  Germano Gonçalves  e o gaitista Adriano Adiala, além da exposição de fotografias “Olhares sobre o Sarau na Galeria 2015.

O Sarau na Galeria, que terá sua temporada 2016 na Escola Estadual Professor Geraldo Justiniano de Rezende Silva, em Suzano (SP), recebe neste sábado, dia 13 de fevereiro, o interprete e compositor Victor Cali em uma apresentação autoral de voz e violão, o escritor  Germano Gonçalves para o lançamento de seu primeiro livro de poemas ”O ex-excluído  e o gaitista Adriano Adiala com o show “Artesanato Brasileiro”, além da exposição de fotografias “Olhares sobre o Sarau na Galeria 2015.

O evento gratuito, que começa às 19:00, terá outras atrações com música, roda de poesias e espaço para interação do público.

Além de curtir as atrações, o público pode interagir no evento por meio do "Microfone Aberto", espaço dedicado para apresentação de músicas e poesias autorais ou não.

Victor Cali é compositor e interprete da nova geração de artistas de Guarulhos, transita habilidoso entre o existencial e o romântico sem perder a intensidade poética.

Compondo atualmente em várias parcerias e se apresentando em vários eventos culturais de Guarulhos e região metropolitana de São Paulo suas musicas baseiam-se em interpretações de experiências pessoais e de terceiros levando o ouvinte a criar uma empatia com a mensagem passada. A melodia tem influências fortíssimas do blues remetendo a clássicos da década de 70 e intérpretes como Paulinho Moska, e contanto com uma simplicidade nos arranjos envoltos por uma voz marcante.

Germano Gonçalves, ou Urbanista Concreto,  é escritor e poeta da Zona Leste de São Paulo, ligado ao movimento da literatura marginal, com participação em vários livros neste segmento literário.

Faz parte da Força Cultural, instituição de cultura, lazer e esporte, como coordenador de assuntos literário para comunidade.

Germano promove na sua região projetos de incentivo à leitura como: “O dia do livro na mão”, e ministra o Sarau do Urbanista Concreto na biblioteca do Centro Educacional Unificado São Rafael 

É autor do livro "O Ex-Excluido" de poemas e prosa e vem ao longo dos anos escrevendo como meio de se comunicar com o povo para uma vida melhor, passar e adquirir novos conhecimentos. Germano Gonçalves define a literatura como algo fascinante.


Adriano Adiala é músico, compositor e instrumentista (harmonicista) há 30 anos. Discípulo de Eduardo Nadruz, o Edu da Gaita, já percorreu o País com o show “Artesanato Brasileiro” que faz um duplo resgate: o da boa música brasileira e um dos mais belos e sensíveis instrumentos de sopro que o mundo já viu: a harmônica, mais conhecida como gaita.

Adriano Adiala, acompanhado pelo violonista Marcos Lima, passeia pelas já consagradas Wave e Corcovado, de Tom Jobim, e toca clássicas de Ari Barroso, Milton Nascimento, João Bosco, Gal Costa, Caetano Veloso e Gilberto Gil.

No show o músico reúne clássicos que tocam o coração e que fazem parte da memória afetiva dos brasileiros e estrangeiros quando se pensa em música brasileira. “É a gaita dando uma volta pelo Brasil, buscando uma síntese do que temos o poder de criar no País", explica o músico, que dá aulas de gaita a jovens em risco social desde 1999 e acaba de voltar de uma turnê na Europa, divulgando o show.

Nos anos de 1980, Adiala participou de várias bandas como Coral de Esquina (grupo vocal e MPB) e Transtever (MPB, músicas experimentais e progressivas).

Atualmente, Adriano grava o CD Trilogia Canalha, com composições próprias e inéditas inspiradas em nomes marcantes do rock brasileiro como Erasmo Carlos, Renato Russo e Cazuza e influências do blues, jazz, pop e baladas. 

A exposição “Olhares Sobre o Sarau na Galeria” é uma retrospectiva dos trabalhos de diversos fotógrafos, profissionais ou amantes da fotografia,  durante o ano de 2015.  A cada Sarau na Galeria  um fotógrafo é convidado para registrar, com seu olhar único e sua sensibilidade, como foi aquela edição.  Participaram dos Olhares Sobre o Sarau na Galeria Denis Vitor, Fernanda Oliveira, Val Branco,  Carlos Magno, EsioTakahashi, Jacqueline Angelo, Fabiana Redondo Viviane Emídio e Antonio Carlos, Denis Vitor, Amaury Rodrigues.

Olhares sobre o Sarau na Galeria quer mais do que registrar um evento. Quer mostrar rostos, sorrisos, olhares, expressões, gestos  das pessoas em cada um destes momentos especiais e raros em que acontece a amizade e a partilha dos sonhos.

Sarau na Galeria é um projeto iniciado em janeiro de 2013 com Edgar Mancilla, músico e ambientalista que morreu em junho de 2013. A idéia inicial do trabalho era juntar pessoas ligadas a música alternativa que não tinham espaço para se apresentar.

As amigas Raquel Pereira e Ivonete Cavalcante se uniram ao idealizador para manter o projeto. O trabalho cresceu e atraiu também diversos artistas ligados à poesia, artes plásticas e fotografia. Hoje, o evento reúne, em média, um público de 120 pessoas de Suzano e região em suas edições mensais.

Além de Raquel Pereira, participam atualmente do coletivo Sarau na Galeria Luciana Pereira, Thábata Vécchio, Yago Luna, Di Catarino, Victor Barros de Oliveira, Clara Pereira, Thiago Lima e Amaury Rodrigues.

Para mais informações sobre o projeto:
 www.facebook.com/saraunagaleria 
www.saraunagaleria.blogspot.com.br


Serviço:
O que: Edição de Fevereiro do Sarau na Galeria traz o escritor Germano Gonçalves, o intérprete  e compositor Victor Cali  e o gaitista Adriano Adiala, além da exposição fotográfica Olhares Sobre o Sarau na Galeria
Quando: sábado, dia 13 de fevereiro, a partir das 19:00
Onde: Escola Estadual Professor Geraldo Justiniano de Rezende Silva - R. Basílio Valente de Águiar, 19 - Vila Sao Jorge, Suzano – próximo ao Banco Santander. 

Quanto: grátis 

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

O gaitista Adriano Adiala apresentará o show "Artesanato Brasileiro" no Sarau na Galeria de Fevereiro

Um encontro com o que há de melhor da música brasileira. É esta a proposta do show Artesanato Brasileiro ao som da gaita do músico AdrianoAdiala. O 29º Sarau na Galeria - Fevereiro - trará Adriano Adiala quepasseia pelas já consagradas Wave e Corcovado, de Tom Jobim, e toca clássicas de Ari Barroso, Milton Nascimento, João Bosco, Gal Costa, Caetano Veloso e Gilberto Gil.

Neste show, 'Artesanato Brasileiro', o músico reúne clássicos que tocam o coração e que fazem parte da memória afetiva dos brasileiros e estrangeiros quando se pensa em música brasileira. “É a gaita dando uma volta pelo Brasil, buscando uma síntese do que temos o poder de criar no País", explica o músico, que dá aulas de gaita a jovens em risco social desde 1999 e acaba de voltar de uma turnê na Europa, divulgando o show.

Adriano Adiala é músico, compositor e instrumentista (harmonicista) há 30 anos. Discípulo de Eduardo Nadruz, o Edu da Gaita, já percorreu o País com este show, que faz um duplo resgate: o da boa música brasileira e um dos mais belos e sensíveis instrumentos de sopro que o mundo já viu: a harmônica, mais conhecida como gaita.



Atualmente, Adriano grava o CD Trilogia Canalha, com composições próprias e inéditas inspiradas em nomes marcantes do rock brasileiro como Erasmo Carlos, Renato Russo e Cazuza e influências do blues, jazz, pop e baladas. Nos anos de 1980, Adiala participou de várias bandas como Coral de Esquina (grupo vocal e MPB) e Transtever (MPB, músicas experimentais e progressivas).



Conheça um pouco mais do trabalho de Adriano Adiala


Meninos Gaitistas do Brasil - 

Sobre o Projeto e CD Artesanato Brasileiro:

SESC Belem - Boulevard oficina com crianças e o lar Nossa Senhora das Graças

Centro Cultural São Paulo: 

Progrma Espaço 48 

29º  Sarau na Galeria acontecerá na Escola Estadual Geraldo Justiniano de Rezende Silva (Rua Basílio Valente de Aguiar, 19 - Centro - Suzano) dia 13 de Fevereiro de 2016 a partir das 19 horas. A entrada é livre e todos tem voz e vez no Sarau na Galeria.