Sarau na Galeria - Edição de Agosto - Programação completa

Edição de Agosto do Sarau na Galeria traz o escritor Sacolinha, a artista plástica Aline Baliberdin e a banda “Os Invalvuláveis.

O Sarau na Galeria, que ocorre atualmente na escola de idiomas British Academy, em Suzano (SP), recebe neste sábado, dia 08 de Agosto, Ademiro Alves de Souza, o Sacolinha, que falará a respeito de seus últimos trabalhos como escritor, a artista plástica Aline Baliberdin com a exposição Gongá e a banda de rock rural “Os Invalvuláveis”. O evento gratuito, que começa às 19:30, terá outras atrações com música, exposição de fotografias e espaço para interação do público.

Além de curtir as atrações, o público pode interagir no evento por meio do "Microfone Aberto", espaço dedicado para apresentação de músicas e poesias autorais ou não.

Sacolinha é escritor, autor de romances e livros de contos. Nos treze anos de carreira literária esteve em programas de televisão, como Jô (TV Globo) e Provocações, Metrópolis (TV Cultura), desenvolveu centenas de projetos de incentivo à leitura e de divulgação dos novos escritores, com destaque para o 1º Salão Internacional do Livro de Suzano.

Nos últimos anos tem viajado pelo país fazendo palestras e ministrando oficinas. Recentemente prestou serviços para a UNESCO e para o Ministério da Justiça no projeto “Uma janela para o mundo – Leitura nas Prisões” nas Penitenciárias de Segurança Máxima. Desenvolve ainda uma palestra por semana nas escolas públicas do estado de São Paulo. Em 2013 a editora carioca Aeroplano, lançou o livro "Como a água do rio" biografia e trajetória do escritor Sacolinha.

A artista plástica Aline Baliberdin utiliza em suas obras a técnica óleo sobre tela, é adepta do Expressionismo e seu estilo tem influências do Modernismo Brasileiro. A concepção estética em seu trabalho tem a influencia de grandes pintores como Kandinsky, Francis Bacon e Anita Malfatti como os mais importantes.

Para esta edição do Sarau na Galeria Aline Baliberdin trará trabalhos da Exposição Gongá composto por obras de linguagem pictórica, entre telas, desenhos e objetos visuais da artista plástica. As imagens criadas pela artista remetem a um universo místico, ancestral, e propõem a reflexão sobre nossas raízes e crenças, muitas vezes expressas em ritos de natureza artística, como danças e vestimentas peculiares.

Durante anos de pesquisa, sobre grupos culturais brasileiros, especialmente os de matriz africana, como o Candomblé, a Congada, a Capoeira, o Maracatu, dentre outros; Aline produziu uma série de desenhos e telas investigando essa temática.

Com 20 a 30 obras, alguns trabalhos inéditos e de registro pessoal da artista, retratam a sua visão sobre a construção imagética de mitos e crenças do imaginário popular brasileiro.

A palavra Gongá, de origem africana, significa altar, onde ficam expostas as imagens religiosas nos templos. Trazendo essa mesma referência para o trabalho artístico, a Exposição nos convida a um passeio nesse universo, onde as obras representam a sagrada raiz da cultura brasileira.

“Os Invalvuláveis“ é uma banda “power trio formada em meados de 2010, tendo nesse meio tempo se sustentado com composições de rock rural improvisante. A banda é formada pelos músicos Duda (guitarra e vocal), Raphael (baixo) e Marcelo (bateria). Com dois EPs lançados, sendo o último, Os Invalvuláveis no Sanatório do Dr. Francisco, é possível colocá-los no meio da canção que dialoga com uma geração de bandas que fizeram, e continuam fazendo, pílulas contra o tédio, a favor da música que pede um ouvir além. “Os Invalvuláveis” passeiam esteticamente pela linha tênue que é a canção – seja mais experimental, ou acentuadamente pop – que flerta com o humor.

Sarau na Galeria é um projeto iniciado em janeiro de 2013 com Edgar Mancilla, músico e ambientalista que morreu em junho de 2013. A ideia inicial do trabalho era juntar pessoas ligadas a música alternativa que não tinham espaço para se apresentar.

As amigas Raquel Pereira e Ivonete Cavalcante se uniram ao idealizador para manter o projeto. O trabalho cresceu e atraiu também diversos artistas ligados à poesia, artes plásticas e fotografia. Hoje, o espaço reúne, em média, um público de 120 pessoas de Suzano e região em suas edições mensais.

Além de Raquel Pereira, participam atualmente do coletivo Sarau na Galeria Luciana Pereira, Thábata Vécchio, Yago Luna, Di Catarino, Victor Barros de Oliveira e Amaury Rodrigues.

Para mais informações sobre o projeto, acesse a página no Facebook (www.facebook.com/saraunagaleria) e no blog (www.saraunagaleria.blogspot.com.br).


Serviço
O que Edição de Agosto do Sarau na Galeria traz o escritor Sacolinha, a artista plástica Aline Baliberdin, e a banda “Os Invalvuláveis.


Quando: sábado, dia 08 de Agosto, a partir das 19:30
Onde: Escola de Idiomas British Academy (Rua Nove de Julho, 622, Centro, Suzano, próximo ao Clube Suzaninho. Telefone 11 4743-1790 ou 971947774)
Quanto: grátis







Nenhum comentário:

Postar um comentário